E na última quarta feira dia 24/10/2012 completou exatos 1 ano de volta ao trabalho.
Parece que eu pisquei e o tempo passou.
Ainda me culpo por não estar com o Yan em tempo integral, mas quando paro para pensar percebo que ser mãe é carregar culpa de qualquer forma:
*Se trabalhamos, nos culpamos por não estar acompanhando integralmente o crescimento dos filhos;
*Se ficamos em casa com eles, nos culpamos por não poder ajudar nas despesas, no conforto e outras coisas como passeios, roupas, brinquedos, festinhas de aniversário e etc.
A culpa estará presente em qualquer que seja a escolha.
Existe escolha certa?
Acredito que sim, porém cada um sabe qual a melhor escolha.
Até mesmo porque nesse caso são tantos fatores á serem analisados, cada caso é um caso e cada mãe sabe onde seu calo aperta não é?
No meu caso, eu precisava voltar ao trabalho.
Precisa por mim e principalmente pela nossa condição financeira.
Entre uma babá e uma escolinha optei no primeiro momento uma escolinha.
E relatei AQUI toda a angústia de uma mãe no primeiro dia do filho na escolinha.
Eu ainda não estava trabalhando, mas o matriculei quando completou 5 meses para que nós, nos adaptássemos antes da volta ao trabalho.
Estava tudo indo bem, até que o Yan pegou CONJUNTIVITE e eu amoleci totalmente, a culpa veio ainda mais forte e eu decidi que ficaria em casa cuidando do meu filho por mais um tempo.
E quando ele completou 1 aninho, eu recebi uma proposta e decidir voltar a labuta!
Dessa vez optei em deixá-lo com uma pessoa ao invés da escolinha.
Alguém de extrema confiança, e neste caso sairia mais " em conta " do que á escolinha e não preciso pagar o transporte.
Juntamos o útil ao agradável.
Para mim,a volta ao trabalho foi uma escolha bacana como contei AQUI.
Teve dias difíceis em que a CULPA veio com força e a vontade de largar tudo foi grande!
E para as mamãe que estão prestes á retornar eu digo o seguinte:
-Nada como um dia após o outro, porém a gente nunca fica 100% bem.
Analisem a situação como um todo, e decida o que é melhor para você e seu filhote.
Lembrem-se que a culpa sempre vai estar por perto, porém com o tempo aprendemos administra-lá e já não ficamos tão refém dela.
Melhor que quantidade é qualidade: Hoje eu sou uma mãe mais paciente e presente na vida do Yan do que quando eu passava o dia inteiro com ele.
E isso é a parte boa da culpa, pois sabemos que temos que fazer valer a pena o tempo que temos com eles, e fazer valer a pena o tempo que estamos fora para conseguir nossos ideais e não trabalhar só por trabalhar.
Hoje o tempo é menor, mas sem sombra de dúvidas melhor!
Aprendi a "sugar" cada instante que tenho ele ao meu lado.
Hoje além de completar 1 ano de volta ao trabalho, também demos um passo muito importante em nossas vidas e estamos na nuvens!!!
Assunto para o próximo post!
Bjs Nossos!
10 anos depois
Há 2 semanas
Que legal Neinha. Eu decidi por não voltar ao trabalho e dia 23 de novembro termina licença amamentação. Não vou voltar porque preciso estar com meus pais que enfrentam um problema de saúde e unirei o util ao agradavel, estarei com o Lucas. EU tenho berçario e até uma pessoa de confiança pra ficar com ele. Mas nesse momento meu pai e minha mãe precisam demais de mim e eu nao posso jamais virar as costas pra eles. Sei que não será fácil, só meu marido trabalhando, mas tenho fé que Deus proverá.
ResponderExcluirSeu pequeno esta cada dia mais lindo.
Bjks
Aqui ainda não tive coragem de voltar, sempre que penso nisso bate uma tristeza em não acompanhar de perto o crescimento do Lucas, mas tenho muito orgulhos de mamães como vc que conseguiram.
ResponderExcluirbeijos
Ainda não tinha vindo aqui conhecer o cantinho com novo layout, está lindo, parabéns!!!
ResponderExcluirAmei o post, bem esclarecedor, bem "ombro amigo" para as mães que estão retornando a labuta agora, ou aquelas que estão na dúvida ainda.
Como vc disse, a culpa a gente carrega de qualquer forma...
Essa passo que vcs deram...hum, imagino bem o que seja....
Bjão e bom feriadão!
Acho que todas as mães tem estas culpas mesmo... Eu queria ter podido para de trabalhar por um tempo, mas foi totalmente impossível! Agora consegui reduzir minha carga horária e estou conseguindo me dedicar um pouco mais ao meu lindinho, meu lindão e à casa! A gente tem q se desdobrar nao é? Amei o aniversario! Do Gu vai ser ainda mais simples, mas espero que fique lindo tb!
ResponderExcluirObrigado por suas palavras, da sua paciencia comigo,a solidão é muito ruim mas qdo se está rodeada de pessoas e ainda sim sentir-se só é pior ainda.Mas aqui no blog eu sempre me encontrei...Que seu Natal seja recheado de coisas boas assim como o panetone tem varias frutinhas,rsrsr hum amoo!!...
ResponderExcluire que seu 2013 seja mais brilhante mais colorido e mais bonitos que todos os fogos de artificio!Deus fará o impossivel por vc creia!! bjinhos no coração
!(◕‿◕✿) Amo vc (◕‿◕✿) Obrigado por seu carinho!! de sempre!